Empresas têm usado a inteligência artificial de maneira consistente e segura para transformar suas estratégias de marketing nos últimos dois anos. Segundo uma pesquisa da Bain com mais de 180 grandes companhias norte-americanas, 27% dos entrevistados afirmaram que a IA generativa superou suas expectativas no setor.
A tecnologia está revolucionando o varejo, permitindo a segmentação de clientes mais precisa, a criação e teste rápido de conteúdo, e recomendações altamente personalizadas. Campanhas impulsionadas por inteligência artificial (IA) já demonstram um retorno sobre investimento (ROI) de 10% a 25% maior.
Apesar desse sucesso inicial, escalar essas iniciativas não é fácil. O ambiente digital corporativo é complexo, e a necessidade de personalização demanda novos processos. Além disso, os CMOs (Chief Marketing Officers) enfrentam a pressão de inovar com menos recursos, o que torna a implementação da IA generativa em larga escala crucial.
A pesquisa revela que 25% das organizações ainda estão nas etapas iniciais da implementação de IA no marketing, focando em provas de conceito e gerando poucas mudanças no modelo de negócio. A maioria, 65%, está em uma segunda fase, criando valor na viabilidade de produtos e expandindo suas equipes de TI e dados. Os 10% restantes já utilizam tarefas autônomas, redesenham processos e adicionam valor operacional e lucro através da expansão de casos de uso e inovação.
Os principais benefícios da adoção da IA para as empresas incluem:
- Agilidade: redução de até 50% no tempo de lançamento de campanhas.
- Eficiência: o tempo de criação de conteúdo diminui em 30% a 50%.
- Retorno sobre investimento: aumento de até 40% nas taxas de cliques em campanhas hiperpersonalizadas.
Embora as prioridades para alavancar o impacto da IA generativa no marketing dependam dos objetivos de cada empresa, a Bain identificou quatro áreas chave: simplificação de fluxos de trabalho, criação e customização de conteúdo, inteligência e insights sobre clientes, e mensuração e otimização de campanhas.
São fundamentais cinco ações para acelerar a maturidade no uso da tecnologia:
- Definir metas ambiciosas e mensuráveis, estabelecendo objetivos claros para eficiência operacional, personalização e impacto financeiro;
- Priorizar grandes ganhos em vez de múltiplos testes – organizações que concentram esforços em poucos casos de uso com grande impacto escalam mais rápido.
- Desenvolver soluções voltadas para o usuário final, integradas ao dia a dia das equipes, envolvendo seus próprios profissionais no desenvolvimento das ferramentas;
- Capacitar continuamente os colaboradores, realizando treinamentos práticos e desafios reais essenciais para ampliar a adoção da tecnologia;
- Expandir o ecossistema de parceiros – o cenário de fornecedores nesta área ainda está em evolução, mas as empresas devem testar rapidamente soluções especializadas e acompanhar inovações de seus parceiros.