O líder tem responsabilidade sobre o crescimento da empresa e é preciso exercer seu papel como um dos principais influenciador e incentivador de todos que pertencem à equipe. Conhecimento operacional, criação de estratégias e resolução de problemas em tempo real, são suas funções do dia a dia. Segundo Juliana Simões, que é Head of Customer Experience na Kamino, e reconhecida no mercado pela sua liderança eficiente, grandes entregas de receita e construção de áreas de comercial, produtos, e experiência do cliente do zero, a coisa mais importante é entender o que é um líder.
“Líder não tem nada a ver com hierarquia, salário, cargo e experiência. Ser líder é simplesmente ter liderados. Você pode ter um cargo júnior e ser um líder naquele ambiente porque você dissemina conhecimento, sabe trabalhar em equipe, consegue ter empatia pelas pessoas nas horas difíceis”, explica. O líder não se preocupa com status ou o seu cargo diante dos seus colegas. Sua real preocupação é como pode melhorar seu desempenho e a entrega de resultados e como pode manter a equipe motivada e inspirada.
Para Juliana, há várias formas de liderar um ambiente. “Quando você se torna líder de pessoas e precisa gerir pessoas, é importante ter em mente que a sua missão é criar outros líderes. É preciso criar líderes no seu time que liderem em diferentes perspectivas e quais são essas perspectivas? Eles é que vão dizer,” explica. É preciso saber extrair o que há de melhor de cada um da sua equipe e para isso existe um trabalho grande a ser feito.
“É preciso sentar com cada um e entender o que quer fazer. Qual o papel a exercer dentro da empresa e qual o tipo de legado que quer construir. A maioria das pessoas não tem clareza do que querem fazer e aonde querem chegar. Um olhar apurado e uma conversa clara vai trazer resultados fantásticos a curto e a longo prazo.”, fala. Juliana lista às 04 principais responsabilidades sobre o papel de líder:
01. Saber liderar as pessoas:
Como já foi dito, essa função precisa ser executada com sabedoria e paciência. É preciso conhecer cada um da sua equipe, dialogar e ter empatia. A sua equipe precisa confiar em seu líder e ser o principal inspirador.
02. Saber reconhecer os talentos do seu time:
Sua equipe só vai considerar um plano de conquista se tiverem líderes inspiradores e que escutem suas necessidades pessoais e da equipe como um todo. Chamo de plano de conquista e não plano de carreira porque, algumas vezes, o que motiva a pessoa a fazer bem seu trabalho são fatores não relacionados ao trabalho e sim a sua vida pessoal. Os planos são construídos em conjunto para que você, como gestor, possa os ajudar a alcançar o que realmente os motiva.
Fazer com que se sintam valorizados e que tenham liberdade de falar sobre as suas ideias e planos em seus cargos e suas vidas, cria um relacionamento saudável, de confiança e que consequentemente aumenta a produtividade.
Caso queira saber como montar um plano na prática e construir um time de alta performance eu falo mais sobre neste artigo.
03. Definir metas para o futuro:
Metas claras, objetivas e com propósito estabelecido vão direcionar a equipe sem que se sintam perdidos ou sem importância. Lembrando que boas metas tem começo, meio e fim, ou seja, se uma meta nunca foi acompanhada pela empresa, defina a primeira meta como sendo, por exemplo, te ajudar a construir a forma de acompanhar o atingimento da meta. Todos seguem alinhados e responsáveis pela entrega final. Sem ruídos de comunicação e com qualidade de mão de obra.
04. Promover melhorias:
O líder tem que estar atento e investir fielmente na melhoria contínua da sua equipe. Lapidar suas habilidades e incentivar no desenvolvimento de novas competências vai facilitar a rotina de cada um da equipe. Ação corretiva é outro ponto de atenção. Corrigir é fundamental.
Por fim, Juliana ressalta que ser líder é a capacidade de motivar a si mesmo. “A autoliderança é a melhor oportunidade para almejar seu crescimento dentro da empresa. É a capacidade de criar e seguir seu trajeto e que lhe traga o sucesso que acredita. É gerar resultados que tenham um impacto positivo em qualquer setor da empresa e em todos da sua equipe, sendo de sua gestão ou seus pares”, completa.